Você sabia … que o vidro é um líquido?

Calma, não é uma afirmação. Existem muitas controvérsias a este respeito.

Alguns estudiosos defendem a ideia de que, “ao contrário do que muitos pensam (pois realmente parece), o vidro não está no estado sólido na temperatura ambiente, mas sim, no estado líquido.

Os sólidos apresentam uma estrutura estável, ou seja, as moléculas não se movimentam e, no caso do vidro, mesmo que muito lentamente, as moléculas que o compõe estão em movimento.

Não venha me dizer que é relativo ou que depende do referencial, você entendeu muito bem o que eu quis dizer!

O vidro é um material resultante dos grãos de areia que são submetidos a altíssimas temperaturas e posteriormente resfriados a baixíssimas temperaturas. Após esse processo, o material apresenta uma viscosidade extremamente alta, mas continua líquido.

A maior prova disto são os grandes vitrais de igrejas muito antigas. Atualmente eles encontram-se com a espessura menor na parte de cima e maior na parte de baixo, justamente porque o vidro escorreu!”

Porém, um outro grupo de estudiosos discorda destas afirmações, visto que também existem outras peças de vidro muito antigas e que não parecem nem um pouquinho estarem deformadas.

Se você quer ver a explicação completa de quem é contra a afirmação de que o vidro é um líquido, clique aqui.

Se você gostou deste post e gostaria de receber as atualizações do Blog Engenheirando no seu e-mail (imediatamente, diariamente ou semanalmente), preencha o campo “Receba os posts por e-mail” que se encontra na barra lateral à direita.
Pedimos a gentileza de responder a nossa pesquisa (clique aqui) sobre o cenário atual do mercado de trabalho para engenheiros. Você receberá o resultado parcial da pesquisa, se desejar, quando atingirmos um número significativo de respostas.

Anúncios

Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s